Cartilha das Ataxias

O QUE É ATAXIA

Ataxia é o nome dado a um grupo de distúrbios neurológicos que afetam equilíbrio, coordenação e fala. Existem muitos tipos diferentes de ataxia que podem afetar as pessoas de diferentes maneiras.

QUEM TEM ATAXIA

Qualquer pessoa de qualquer idade pode ter ataxia, mas certos tipos são mais comuns em certos grupos etários. Por exemplo, as pessoas com Ataxia de Friedreich geralmente são diagnosticadas na infância ou na adolescência.

QUANTAS PESSOAS TÊM ATAXIA

As ataxias são condições raras. Não existem estudos sobre a população de portadores de ataxias no Brasil. A Abahe classifica seus quase 2.000 associados pelo tipo de ataxia por eles relatada e este é  o único registro de atáxicos que se conhece o Brasil.

EXISTE ALGUMA CURA?

Algumas formas de ataxia são tratáveis, mas na maioria dos casos ainda não há cura. Estamos apoiando pesquisas e fazendo todos os esforços para obter tratamentos ou cura das ataxias.

O QUE CAUSA ATAXIA

Existem muitas causas diferentes de ataxia. É importante lembrar que a ataxia é um sintoma e pode ocorrer como resultado de muitas condições diferentes, como Esclerose Múltipla. Também pode ocorrer devido a traumatismo craniano ou intoxicação.

Muitas ataxias são condições herdadas e causadas por defeitos em certos genes.

A ataxia progressiva hereditária mais comum é a Ataxia de Friedreich. Há pesquisas em andamento para identificar outros genes que causam ataxias cerebelares herdadas e descobrir como eles exercem seus efeitos. No entanto, ainda existem muitas pessoas que não têm um diagnóstico específico para as ataxias hereditárias. Essas pessoas são diagnosticadas como tendo ataxia cerebelar idiopática e há muitos pesquisadores focados em encontrar novos genes e novos tipos de ataxias.